4 – Uma faca e seus dois gumes – Parte 1

Sei que ainda não conhecem bem minha trajetória na cozinha, mas já adianto que sei de facas o mesmo que natação, não morro afogada em uma piscina infantil. Ou seja, não passo fome com um pão, e me viro bem com as cebolas, mas se o assunto for qualquer coisa que venha com ossos eu tenho muitos problemas! Sendo assim, manuseio de facas será o primeiro desafio que vou vencer!

Minha leitura da vez é Facas e Cortes, da Publifolha. Um livro incrível, de fácil leitura e manual indispensável caso tenham interesse de aprofundar no tema. Por ter muita coisa útil no livro, eu vou fazer um resuminho e dividir em partes, não na sequencia do sumário, mas em uma ordem confortável para mim, obviamente deixando as carnes para o grand finale.

Se até meus 2 semestres de anatomia humana foram agradáveis, anatomia da faca é mole!

IMG_20150124_163013283

Não iremos conseguir resultados excelentes usando um único tipo de faca para todas as funções, portanto é bem útil saber um pouco das regiões de uma faca e das dimensões que cada parte precisa ter para se acomodar à mão e ao alimento para escolher a faca certa!

Pelo fato do meu marido ser cozinheiro a muitos anos, temos boas facas em casa, e além das nossas da cozinha, eu eventualmente irei surrupiar o estojo pessoal dele até que eu ganhe o meu, sim, não devo comprá-lo. Diz a lenda que eu criei agora que quando um iniciante ingressa em algum treinamento,o mentor que o acompanha o presenteia com o item pessoal de mais valia para seu trabalho. No caso dos amantes de cozinha, esse item são as suas facas, pessoais e intransferíveis. #ficaadica, Zequinha J.

Ok, é fácil, eu ficarei inicialmente com 4 tipos apenas e pra tornar mais suave fiz um paralelo com sapatos:

IMG_20150124_165025645

 

A Sapatilha, minha faquinha de cerâmica (a branca), leve, pequena, fácil de segurar pois tem cabo anatômico e emborrachado. Enfim, me dá confiança para trabalhar, será a amiga de todas as horas, faça chuva ou sol.

O Tênis, dispensa comentários, é a faca de chef  ou faca grande, ainda irei me adaptar com essa, pois não somos muito íntimas. Não tenho medo da lâmina, mas acho um pouco pesada. Como não tenho hábito de cortar peças de carne ou coisas grandes como abóboras uso muito pouco essa faca. Acredito que será a mais desafiadora.

A Havainas, versátil, precisa e segura. É a boa e velha faca de pão, me acompanha quase todas as manhãs, então acho que ela merece destaque nesse momento. Prometo que irei tratá-la com mais respeito de hoje em diante e buscar novos desafios para minha amiga serrilhada, descobri que ela pode ser útil para cortar beringelas, por exemplo, que têm a casca forte, lisa e fina, e a polpa macia.

Por fim, a quarta selecionada, a faca de legumes. Se legumes está para jeans, a faca é a Alpargata! Hoje uso a de cerâmica para esse fim, mas vou começar a separar as coisas e tentar diversificar minha maneira de trabalhar, é ótima para frutas menores também.

IMG_20150212_183715162 O primeiro passo é então buscar conhecer um pouco sobre as facas e  optar pelas que ficarem mais confortáveis, precisas e seguras para o  trabalho. O cabo tem que aderir bem à mão, no meu caso, preciso de  cabos menores e a lâmina ser adequada ao alimento que vai cortar. É  bem intuitivo, mas com a prática é possível cortar alimentos bem  delicados como camarões com a faca de chef. Para dançar créu, tem  que ter habilidade! Vamos nessa!

 

A parte 2 será sobre a segurança no manuseio e a parte 3 sobre os  cortes propriamente ditos.

Comer e ser feliz!

2 comentários sobre “4 – Uma faca e seus dois gumes – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s